Artigos Recentes

Destaques

  • O que é o amor? Sobre o amor (parte 1)
    O que é o amor afinal?
  • Guarda o coração! Guarda o coração!
    A importância de cuidar da fonte da alma
  • Direito coletivo Direito: individual x coletivo
    Um movimento injusto no Brasil
  • Rá-tim-bum O significado de "Rá-tim-bum"
    Saiba o que realmente significa esse trecho cantado na canção "Parabéns pra você"
terça-feira, 13 de abril de 2010

Guarda o coração!


Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem às fontes da vida.
(Provérbios 4:23)
No dicionário a palavra coração tem por explicação o seguinte:
Órgão muscular, centro da circulação do sangue; (fig.) sede de sensibilidade moral, das paixões, do amor, amizade, coragem, consciência, caráter, índole; parte mais central.
É assim que o dicionário define esse órgão pequeno, porém complexo.
Provérbios é um livro escrito pelo rei Salomão, um homem que teve a oportunidade de pedir tantas coisas a Deus, mas, o desejo do seu coração foi sabedoria para governar o povo de Deus.
Além de sabedoria, o livro de Provérbios trata também de assuntos de ordem moral, de bom senso e de boas maneiras. Os provérbios revelam a sabedoria dos antigos mestres sobre o que a pessoa sábia deve fazer em certas situações. Alguns provérbios são a respeito das relações de família; outros, sobre o comportamento nos negócios. Alguns tratam de boa educação nas relações sociais; e outros, da necessidade de a pessoa saber se controlar. Entre outras coisas, eles ensinam a humildade, a paciência, o respeito pelos pobres e a lealdade. E este versículo acima citado nos diz muito sobre isso.
Como nosso coração é enganoso (Jeremias 17.9), quando pensamos que estamos sóbrios em certas situações, que somos maduros demais ou que estamos livres de qualquer engodo, é aí que tropeçamos. Guardar nesse sentido, pode ser também ter cuidado, prudência e obediência.  O coração simboliza o que temos no mais profundo do nosso ser, e se fizermos um checape poderemos  assustar com o que encontraremos lá...
O ser humano é muitas vezes mal, impiedoso, obstinado, imprudente e insensível e essas coisas para virem a explodir é porque já foram maquinadas dentro do nosso ser. Muitas vezes magoamos, somos magoados, decepcionamos e somos decepcionados, planejamos o pecado e aí onde quero chegar...
Guardar o coração é ser prudente em meio às tentações, situações que nos farão irar, cobiçar, agir precipitadamente, enfim agir com as emoções e não com a devida racionalidade e prudência. Grandes homens e mulheres da Bíblia padeceram por não guardarem o coração.
Caim matou seu irmão Abel, ele deixou que a inveja e a ira entrassem em seu coração:
Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.  Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;  ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.  Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?  Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo. Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.
(Gênesis 4:3-8)

Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
Ananias e Safira por ganância mentiram e perderam a vida por isso... E é isso que o pecado gera: Morte! E nós não estamos livres de passar pelas mesmas paixões, o contexto será outro, as situações virão e depende de nós guardar o nosso coração...
Ás vezes muitas coisas virão aparentemente pequeninas, mas que se não vigiarmos e lançarmos fora acabam tornando-se um poço de amarguras, magoas, ira, ressentimentos, inveja, ganância indevida, medo, corrupção e etc.
E como é difícil guardar o coração... ás vezes nos frustramos, porque nos entregarmos demais em muitas coisas e quando não acontece da maneira que esperávamos ou que deveria acontecer, algo já começa a ser gerado dentro do nosso ser e precisamos em Deus saber como agir para não gerar no coração nenhum tipo de sentimento contaminador e isso é complicado, porque geralmente já nos envolvemos demais e acabamos pagando pra ver...
Mas e agora? Arranco o coração fora? Rsss...
Claro que não! O Coração é um órgão que foi criado por Deus e tudo o que Deus faz é bom!
Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.
(Salmos 119:11)
Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.
(Salmos 37.4)
Quando entregamos tudo o que somos diante de Deus e vigiamos para não sermos engodados pelas nossas próprias concupiscências teremos muitas alegrias, pois é através do nosso coração é que podemos desfrutar de bons sentimentos como: alegria, paz, amor, felicidade, mansidão e outros mais que completam nossas vidas.
Em tudo precisamos ter equilíbrio, pra não agirmos com radicalidade. Não ficaremos isolados em uma redoma de vidro com medo de tudo e de todos, mas nos lançaremos na presença de Deus e caminharemos diante da vida que nos oferece desafios, possibilidades e conquistas.
Que possamos ser sinceros diante de Deus e abrirmos nossos corações para Ele nos transformar, pois a um coração quebrantado e contrito o Senhor não desprezará (Salmo 51.17).
Que possamos saber amar, perdoar, suportar, carregar mais as cargas uns dos outros, andar duas milhas se for necessário, que possamos pensar antes de dizer palavras que machucam, pensar antes de agir para não nos frustramos com nossos próprios erros ou escolhas, controlar nossos impulsos.
Que possamos amar a DEUS de todo o nosso coração, alma, com todas as nossas forças e com todo entendimento.
… prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
(Filipenses 3.14)

0 comentários: