Artigos Recentes

Destaques

  • O que é o amor? Sobre o amor (parte 1)
    O que é o amor afinal?
  • Guarda o coração! Guarda o coração!
    A importância de cuidar da fonte da alma
  • Direito coletivo Direito: individual x coletivo
    Um movimento injusto no Brasil
  • Rá-tim-bum O significado de "Rá-tim-bum"
    Saiba o que realmente significa esse trecho cantado na canção "Parabéns pra você"
sábado, 20 de março de 2010

Sabedoria e experiência

Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender.

(Provérbios 1.7)


É bem verdade que existem muitos ditos populares que expressam, muitas vezes, a sabedoria acumulada pela cultura de um povo. Mas, algumas vezes, esses adágios também revelam a tolice inserida na visão de mundo e da realidade de uma determinada comunidade.

- - -
O livro de Provérbios, na Bíblia Sagrada, é uma compilação de máximas de sabedoria selecionadas pela perfeita avaliação da inspiração divina na mente de homens sábios que viveram um profundo, real e eficaz relacionamento com Deus. Neste livro, encontramos centenas de verdadeiras "pérolas de sabedoria" preciosíssimas e perfeitamente aplicáveis à prática diária para que possamos viver uma vida realmente abençoada.
Os sábios, entre eles o grande rei Salomão, registraram sem sombra de dúvida o que havia de mais sábio acumulado em sua cultura, conhecimentos e experiências vividas, de maneira que a veracidade de cada palavra ali expressa foi atestada pelos homens e aprovada por Deus.
Nos nossos exercícios em sala de aula, mais uma vez o professor nos incentivou a tentar compreender melhor o propósito dos inspirados escritores nos desafiando a escrever como eles. No estudo do livro de Provérbios, tivemos a tarefa de escrever nós mesmos um provérbio expressando alguma verdade que conhecemos, uma experiência que vivemos ou algum ensinamento relevante que pudéssemos expressar em forma de provérbio. Foi muito interessante!
Ainda estou muito longe de alcançar a sabedoria que os escritores de Provérbios expressaram, mas aqui está o provébio que escrevi, parafraseando um dito popular:

O pior cego é aquele que não quer ouvir. Pois, desprezando o sábio ensinamento, por não poder discernir a realidade, o que lhe resta é tatear desorientado em meio as trevas.

0 comentários: