Artigos Recentes

Destaques

  • O que é o amor? Sobre o amor (parte 1)
    O que é o amor afinal?
  • Guarda o coração! Guarda o coração!
    A importância de cuidar da fonte da alma
  • Direito coletivo Direito: individual x coletivo
    Um movimento injusto no Brasil
  • Rá-tim-bum O significado de "Rá-tim-bum"
    Saiba o que realmente significa esse trecho cantado na canção "Parabéns pra você"
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O retorno ao verdadeiro Gospel

Hoje o movimento conhecido como "gospel" é popular, mas o que realmente significa ser gospel?
O movimento tem sido frequentemente relacionado à musica religiosa e eventos evangélicos modernos, principalmente os direcionados para jovens e adolescentes.
Mas, será que ser gospel é apenas curtir esse estilo de música e embarcar na onda desses eventos?

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

(1Co 1.18 - ARA)

Gospel - palavra de origem inglesa que resultou da aglutinação de outras duas palavras: GOD e SPELL.
  • GOD - significa Deus
  • SPELL - tem vários significados: poder sobrenatural, apelar, soletrar, recitar...
Portanto, poderíamos traduzir ao pé da letra como Poder de Deus, apelo de Deus ao homem, Palavra de Deus recitada ao homem...
A palavra com sentido mais próximo na nossa Língua Portuguesa é "evangelho", de origem grega e que quer dizer "boa notícia". Até mesmo nas bíblias em Língua Inglesa, a palavra "gospel" aparece sempre onde nas de Língua Portuguesa aparece "evangelho".

Eu, particularmente, gosto muito de compreender o sentido original das palavras e como seu uso evolui. Há uma área da gramática que estuda isso, chama-se etimologia.
Além de apreciar essa ciência, concordo com as palavras do poeta:

Quem não vê bem uma palavra não pode ver bem uma alma.

(Fernando Pessoa)

E em se tratando de palavras como a que estamos pensando aqui isso faz muito mais sentido.
O brasileiro adora usar palavras em língua estrangeira, principalmente em inglês, para dar nome a coisas e movimentos com a intenção de que pareçam mais atraentes, impactantes, modernos, revolucionários, etc. E é exatamente o que está acontecendo com o movimento conhecido como "gospel".
Na verdade essa palavra passou a ser usada para designar um movimento musical dos negros cristãos norte-americanos, depois a ideia chegou ao Brasil e ganhou força na década de 80. E vem crescendo de lá pra cá.
A intenção original do movimento é ótima, pois seu propósito é ter impacto evangelístico. Por isso ficou muito associado à música com o uso de ritmos e estilos não muito comuns ao culto nas igrejas e com letras destinadas a expressar a mensagem cristã com uma linguagem que alcance os não-cristãos. Por isso também o uso da palavra "gospel", pois certamente o movimento não pareceria atraente aos não-cristãos se fosse chamado de "cristão" ou "evangélico".
O grande problema é que o sentido do gospel tem sido mal compreendido (ou distorcido) tanto pelos que estão dentro quanto pelos que estão fora do movimento, o que faz com que um grande potencial seja desperdiçado.

  1. Muitos teólogos, estudiosos e pensadores cristãos já estão desprezando o uso da palavra gospel, mas eles têm suas razões. Em nossos tempos pós-modernos, o movimento gospel se tornou alvo de um mercado muito lucrativo que ganha com o desenvolvimento da cultura que foi criada ao redor do movimento. É uma grande variedade de produtos que surgem a cada dia para dar mais "estilo gospel" ao cristianismo brasileiro. E, por fim, o gospel acaba se tornando apenas uma questão de estilo de vida, deixando de ser um propósito.
  2. Muitos crentes, grupos evangélicos e até mesmo igrejas inteiras rejeitam, criticam e desprezam o movimento gospel porque o encaram como sendo uma "influência mundana" e, usando seu linguajar religioso, dizem que é uma estratégia do diabo para corromper a igreja.
  3. E, por fim, muitos dos que estão participando do movimento o veem apenas como um estilo de vida ou fazem uso dele para entretenimento do jovem cristão, para tentar vencer a atração que os prazeres do mundo possam oferecer a um jovem. Assim, acaba sendo apenas uma questão de criar no jovem cristão interesse em permanecer na igreja, longe da "maldade" e dos "perigos" da vida comum.

É importante compreender que essas impressões e formas de encarar o movimento gospel têm as suas razões e também não devem ser desprezadas. Nenhuma dessas ideias é ruim em si ou completamente negativa, pois:

  1. A preocupação de que o evangelho não se torne um negócio ou apenas um estilo é louvável, mas criar um cultura que envolva o ideal gospel, produtos e recursos que potencializem seu impacto na sociedade é interessante e pode ser bom se feito de maneira correta;
  2. A preocupação de que a igreja não seja corrompida e a pureza da mensagem cristã seja preservada é louvável, mas contextualizar-se com o mundo para comunicar melhor a mensagem do evangelho jamais poderia ser uma estratégia do diabo para corromper a igreja! Muito pelo contrário, visto que o próprio Deus se tornou homem e veio habitar entre os pecadores, prostitutas e desonestos para comunicar pessoalmente o evangelho na vida de Jesus Cristo. E essa é a mais pura mensagem do evangelho; 
  3. Esforçar-se para manter a juventude motivada na fé cristã e mostrar que a vida com Cristo tem tudo para ser muito mais feliz do que sem ele é louvável, mas se o movimento permanecer focado apenas neste alvo certamente estará fadado ao fracasso, pois uma pessoa, jovem ou não, só descobrirá a verdadeira alegria de viver em Cristo tendo uma experiência pessoal espiritual com ele e qualquer pessoa que ainda não descobriu essa alegria é porque ainda não teve essa experiência. E quem já teve estará espiritualmente motivado o suficiente para encarar as tentações do mundo e permanecer firme na fé. Simples assim!

Enfim, o que deveria nortear o movimento gospel (e qualquer outro movimento cristão) é na verdade o seu propósito original: EVANGELIZAR, que foi o mandamento mais claro e explícito que Jesus Cristo deixou aos seus discípulos (a igreja). Ou seja, difundir a mensagem do amor de Deus expresso na cruz de Cristo de maneira tal que possa alcançar a todos quantos for possível e manifestar o poder de Deus de maneira tal que os que forem alcançados possam ter um encontro com Deus que transforme suas vidas.
Este é o verdadeiro "GOD SPELL"! O verdadeiro apelo de Deus ao seu povo.
E para isso, vale recitar esta mensagem de salvação ainda que seja através do Rock, da Black Music, do Pagode, de danças, de teatro, do esporte, da amizade, do testemunho e até mesmo pela loucura da pregação!
Já dizia um grande evangelista:

Pregue o evangelho em todo o tempo. Se necessário, use também as palavras.

(São Francisco de Assis)

0 comentários: