Artigos Recentes

Destaques

  • O que é o amor? Sobre o amor (parte 1)
    O que é o amor afinal?
  • Guarda o coração! Guarda o coração!
    A importância de cuidar da fonte da alma
  • Direito coletivo Direito: individual x coletivo
    Um movimento injusto no Brasil
  • Rá-tim-bum O significado de "Rá-tim-bum"
    Saiba o que realmente significa esse trecho cantado na canção "Parabéns pra você"
sábado, 16 de janeiro de 2010

Qual o melhor navegador de Internet?



Hoje existe uma variedade de navegadores de Internet (browsers) e cada um promete ser o melhor programa para acessar a Web. Mas qual será realmente o melhor navegador?
Navegar é preciso...

(Fernando Pessoa)


Sábias e eternas palavras do poeta. Mal sabia ele o quanto suas palavras seriam eternizadas. Quem disse que as Grandes Navegações aconteceram apenas no século XVI?
Hoje cada vez mais pessoas estão engajadas na expansão do grande "mar digital" das comunicações. E há usuários de todo tipo, mas pode-se agrupá-los em dois grupos básicos:

  1. o usuário comum, aquele que usa a Internet para funções simples como e-mails, redes sociais, pesquisas, comunicação, ler notícias, assistir vídeos, etc...
  2. o usuário avançado ou profissional, que utilizam a internet para fins mais específicos e usam de recursos técnicos diariamente.

Independentemente do nível do usuário, o que todos querem e precisam para acessar a Internet é um navegador que tenha bom rendimento e seja versátil para os recursos da Internet moderna.
Pensando nisso, escrevi este artigo com base em algumas informações que pesquisei e, principalmente, na minha experiência de uso da Internet testando na prática diversos browsers até chegar a uma conclusão pessoal a respeito.
Assim, faço aqui uma comparação do funcionamento dos navegadores mais conhecidos que testei e tento apresentar suas qualidades e deficiências e a fim de concluir qual seria o melhor navegador para uso do usuário comum ou avançado no uso da Internet.

Internet Explorer - o IE é o mais conhecido e mais usado por um motivo muito simples: a esmagadora maioria de usuários de computador e da Internet são do tipo "comum". Ou seja, não se importam ou não sabem que podem ter outras e melhores opções. Como ele já vem embutido no Windows e pronto para ser usado, é uma alternativa prática, já que basta clicar e pronto. Mas ele é de longe o mais criticado e desprezado navegador pelos usuários mais avançados, profissionais e entendidos no assunto. Antigamente, sua grande vantagem sobre os outros é que ele era o mais compatível com os recursos da Internet, mas isso já mudou. Hoje, ele é o que apresenta mais problemas de compatibilidade, além de ser o mais lento e menos seguro.
Há outros browsers alternativos baseados no "motor" do IE e que prometem ser melhores, mas no fim das contas são apenas um IE um pouquinho melhorado e com mais complementos, o que ainda não é muita coisa! Talvez os mais famosos sejam o Maxthon e o Avant Browser.

Mozilla Firefox - É o segundo mais famoso e mais usado, mas talvez seja o mais idolatrado pelos internautas medianos e avançados. Para muitos ele é visto como um navegador novo e diferente que surgiu há algum tempo atrás, mas isso não é verdade. Ele é uma evolução do primeiro navegador de Internet usado nas primeiras versões do Windows: o já quase esquecido NetScape.
Na verdade, a família Mozilla é grande e tem uma longa história e uma variedade programas, inclusive o SeaMonkey, que é um kit contendo /navegador/cliente de e-mail/icq/webdesigner/ em um único programa. Mas o navegador Firerfox é o principal produto da Mozilla e é conhecido como um navegador rápido, seguro e extremamente personalizável, pois é possível baixar uma infinidade de complementos para ele no site, desde temas para mudar sua aparência até ferramentas para webdesign. Portanto, ele pode ser muito mais funcional que os outros.
Há vários outros navegadores alternativos que foram desenvolvidos com o "motor" do Firefox e personalizados para diversos fins, por exemplo:
  • o K-meleon, que tem a intenção de ser mais leve e rápido que o Firefox, mas não é tão bom quanto;
  • o Flock, que tem integrado aplicativos e complementos com a finalidade de torná-lo extremamente compatível com serviços de comunicação e redes sociais na Internet: e-mails, Facebook, Twitter, YouTube, etc... e
  • o IceWeasel, uma versão especial do Firefox que foi criada para os sistemas operacionais Linux.


O Firefox é realmente um bom navegador, considerado o melhor por muitos, mas tem também os seus contras. Ele é mais rápido em navegação do que o IE e muito mais seguro (qualquer um é), mas é bastante pesado e carrega um bocado a memória do seu computador. E quanto mais complementos você instala nele, mais pesado ele fica, demora mais para iniciar e tem mais chances de travar e apresentar problemas. Mas, se você tem um "supercomputador" ou vai usá o Firefox básico (sem instalar complementos) talvez não precise se preocupar com isso.

Opera - Eis aqui um injustiçado! Este é um bom, rápido e prático navegador que é pouco conhecido e sofre preconceitos. Talvez ele exista até antes mesmo do Firefox, como o conhecemos hoje, e é um navegador único, no sentido de que não existe nenhum outro baseado nele ou semelhante. Apesar disso, ele mantém o mesmo formato padrão dos navegadores comuns de maneira seu uso é muito semelhante.
Tem evoluido e está apresentando recursos cada vez mais interessantes e diversas ferramentas úteis já vem embutidas nele.
Além de navegador, traz cliente de e-mail, leitor RSS e gerenciador de downloads com acelerador e torrent. É possível também personalizá-lo com diversos temas e complementos disponíveis para download diretamente das opções disponíveis no programa ou baixando no site.
Na minha opinião, ele é mais rápido que todos os navegadores baseados no IE e no Firefox, seguro e muito mais leve. Mas também tem um pequeno problema que ainda conta ponto negativo para ele: é incompatível com alguns serviços e recursos da Internet, por isso muitos sites podem não funcionar corretamente nele.
Mesmo assim, ainda o considero um ótimo navegador e um bom adversário ao Firefox.

Apple Safari - Este é o navegador que nasceu no sistema operacional MacOS dos computadores da Apple. Ele está para o MacOS assim como o IE está para o Windows. Porém, já há algum tempo que ele também tem sua versão para Windows e é um dos mais recentes navegadores a ingressar nessa batalha.
Também é um navegador único e apresenta características igualmente únicas. Há recursos possíveis na Internet que só podem ser vistos nele, como animação de objetos comuns na página que seria impossível acontecer em outros browsers com códigos simples de criação. Um webdesigner pode desenvolver sua página com esses códigos específicos e esses recursos serão vistos apenas nesse navegador. Isso dá a ele um potencial de recursos visuais extremamente avançados, elegantes, dinâmicos e super leves. Isso é herança do MacOS, que é um sistema operacional cheio de belos recursos visuais para explorar o poder de vídeo dos computadores Apple. Muitos desses recursos foram copiados há muito tempo pelos sistemas Linux e recentemente também pelos Windows Vista e Seven.
Mas ele tem sido alvo de grandes críticas pelos usuários mais avançados quanto a seu rendimento. Realmente, ele tem um "motor" que tem grande potencial mas que ainda não conseguiu superar outros como o do Firefox, por exemplo. Algumas vezes parece ser ótimo mas muitas vezes deixa a desejar, tornando-se lento, travando, etc... É possível que isso também dependa do rendimento do computador, mas de qualquer forma, ele carrega um bocado a memória assim como o Firefox.

Google Chrome - Este é o mais novo e moderno navegador de Internet criado pela Google, empresa que dispensa comentários.
Foi desenvolvido para ser um navegador de Internet e ponto final. Sem "frescuras", sem complementos, sem mais adicionais para torná-lo mais interessante do que já é.
Sendo assim, ele realemente cumpre o que promete e é o navegador mais simples, leve, rápido e prático que já testei e por isso tornou-se não só o meu preferido como o meu navegador padrão.
Ao usuário comum ele parece estranho, pois o seu formato é diferente do padrão que todos os outros navegadores procuram manter. As abas ocupam um espaço que é desperdiçado por todos os outros: fica na barra superior da janela onde nos outros fica apenas o nome do programa. Sua barra de ferramentas é simples e reduzida a apenas dois botões que contém os menus com todas as opções do programa e que ocupam lugar na mesma barra de navegação onde está a barra de endereços... Enfim, no fim das contas ele é apenas uma fina barra que fica na parte superior da tela deixando-a completamente livre para a visualização do conteúdo da Internet. É um (aparentemente) pequeno mas apreciável ganho de espaço na tela.
Quer fazer uma pesquisa? Não precisa abrir o Google ou instalar alguma ferramenta de busca que vai ocupar mais espaço na sua barra, basta digitar o que você quer pesquisar na mesma barra onde você digita endereços de sites e ele faz a pesquisa diretamente. Por padrão, ele vem configurado para pesquisar no Google, mas você alterar nas opções do programa.
Em comparação com todos os outros, ele é:

  • o que melhor renderiza (processa) imagens, vídeos e recursos modernos da Internet;
  • mais leve (abre muito rápido) e não compromete a memória e o rendimento do computador;
  • mais rápido (carrega as páginas da Internet mais rápido);
  • muito seguro;
  • muito mais simples e fácil de usar;
  • mais compatível com os recursos da Internet (é o melhor inclusive para ver este blog)...

Eu poderia enumerar diversas vantagens que considero neste navegador, mas este artigo já está muito longo!
Assim, no meu ponto de vista e pela minha experiência em testes e uso da Internet, o Google Chrome é o melhor NAVEGADOR DE INTERNET que eu já usei até agora (e continuo usando).
Mas, em ordem, do melhor para o pior, eu os classificaria assim:

  • Google Chrome (imbatível!)
  • Mozilla Firefox (e suas versões)
  • Opera (quase empatado com o Firefox)
  • Avant Browser e Maxthon (versões melhoradas do IE)
  • Safari (talvez um dia fique bom!)
  • Internet Explorer (só apareceu aqui porque não considerei todos os outros que podem ser colocados acima dele. Sem dúvida é o pior de todos!)

Então, concluindo esse artigo, se você ficou interessado em baixar algum desses navegadores para usá-lo ou para testar, basta escolher abaixo:




Se preferir, escolha um dos navegadores alternativos abaixo:


1 comentários:

Anônimo disse...

vlw mesmo, queria saber o que os outros dizem sobre os navegadores menos conhecidos, isso faz eu ter uma ideia de qual se adapta melhor ao meu uso.